SOBRE O MED APROVA


        O Med Aprova constitui-se num curso preparatório para o ingresso no ensino superior. O curso é voltado a alunos provenientes do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino da cidade de Rio Branco, Acre.
Fundadores: Thasciany, Breno, Antonio e Felipe.

O projeto é realizado durante o segundo semestre de cada ano nas salas de aula do próprio campus da UFAC e baseia-se no benefício mútuo dos acadêmicos de medicina e dos alunos da rede pública. Procura integrar os acadêmicos à comunidade, proporcionando o desenvolvimento de suas capacidades de participação, trabalho em grupo, pesquisa, adaptação, didática, comunicação, interação social, organização e conscientização cultural. Ao passo que proporciona aos alunos do terceiro ano do ensino médio uma complementação de seu ensino escolar em matérias como biologia, física, química e matemática. 
Estatística prova de seleção 2009
Atrela, ainda, a esse conteúdo, a experiência em processos seletivos que o acadêmico de medicina geralmente tem. Desenvolve, também, suas reais pretensões de ingresso na universidade, reforçando ainda: inclusão social a estes que pouca, ou nenhuma, oportunidade tiveram e desenvolvimento de noções de saúde e cidadania.

As aulas são preparadas pelos próprios acadêmicos de medicina da UFAC que se dedicam a elaborar aulas com foco no aprendizado dos conteúdos cobrados no Enem, método de seleção adotado pela UFAC, visando um aprendizado de maneira simples e por meio da prática de exercícios.
Estatística prova de seleção 2010
Fundado pelos acadêmicos de medicina: Antônio Camargo Martins, Breno Matos Delfino, Felipe Renê Alves Oliveira e Thasciany Moraes Pereira, na época todos cursando o segundo período. O primeiro ano se iniciou no dia 31 de agosto de 2009, localizando-se no segundo pavimento do bloco de medicina, os quatro acadêmicos, juntamente com o coordenador docente do projeto o Dr. Wagner de Jesus Pinto ministravam as disciplinas de química (Thascy), física (Breno), matemática (Renê) e biologia (Antônio), no período noturno das 19 às 22 horas divididos em 2 tempos de 1 hora e trinta minutos, sendo que cada acadêmico tinha 2 aulas semanais.
Em 2009, o Med Aprova aprovou 15 alunos na primeira e 8 na segunda fase do vestibular da UFAC, obtendo um índice de 17% de aprovação.
Posteriormente juntaram-se ao grupo os acadêmicos Fábio Pinto (Biologia), Lucas Felipe (Química) e Guilherme Viana (Física), na época acadêmicos do segundo período, desta forma as disciplinas foram redistribuídas entre os integrantes, que passaram agora a ministrar 1 aula semanal de 1 hora e 30 minutos cada, exceto o Felipe que ministrava 2 aulas.
No ano de 2010 foram aprovados 25 alunos na primeira fase e 10 na segunda fase do Vestibular da UFAC, obtendo um índice de aprovação de 18%. Além destes muitos outros foram aprovados nas demais instituições de ensino superior do Estado.
Equipe Med Aprova 2011: Charlene, Antonio, Breno, Dyemison, Tuianne, Guilherme, Fábio, Ana, Lucas, Débora, Thascy, Tayna e Edmar (Faltou o Felipe) e alguns Alunos.
No ano de 2011, somou-se efetivamente a equipe Charlene Cristine (Física), Dyemison Pinheiro (Biologia), Tayna Domingos (Química) na época no segundo período e Edmar Santana (Matemática) cursando quarto período. Onde cada um dos alunos ministrava 1 aula semanal de 1 hora, exceto o Edmar que ministrava 2 horas. Além disso o Med Aprova pode contar com a equipe de redação, que ministrava aulas semanais e era composta por:  Anna Beatriz, Débora Sara, Raisa Maia e Tuianne Camboim.
Aula de véspera 2011.
Além dos que aqui já foram citados, o Med Aprova agradece a todos os colegas de sala que por vezes nos ajudaram nas provas de seleção, aos alunos de todos os anos, pois sem eles o projeto não seria possível e a professora Letícia Mammed pelo grande apoio que nos dá desde o primeiro dia do projeto.

"... Os acadêmicos de medicina aprenderam a esclarecer os assuntos mais complexos de forma simples para os alunos, como se espera que um médico faça com seus pacientes. Escutaram as aflições de jovens com medo de seu futuro e partilharam suas experiências. Obtiveram assim seu primeiro contato com a realidade educacional da população carente. Foi vivenciado na prática a necessidade de se formar um médico mais humano, para entender, esclarecer não um ponto em especifico, mas o individuo como um todo..." A experiência com o MedAprova, apresentada no 48º Congresso Brasileiro de Educação Médica.

Por Breno Matos Delfino - Acadêmico 7º Período de medicina.
Correções: Tayna e Dyemison.




4 comentários:

  1. Med Aprova é tudo de bom, se hoje estudo na UFAC, devo metade desse mérito a essa equipe maravilhosa!

    ResponderExcluir
  2. Não TOoh Conseguindo Fazer minha inscrição podem me ajudar por favo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve mandar um e-mail para med_aprova@yahoo.com.br contendo seu nome completo, escola que estuda, telefone para contato e curso que vai tentar na UFAC.

      Excluir
  3. Gente, queria saber o que é preciso para fazer a inscrição de quem foi selecionado na 1ª chamada , e quando comeca as aulas ?

    ResponderExcluir